Carros Nacionais da Depressão

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Carros Nacionais da Depressão

Carros Nacionais da Depressão - Forum


2 participantes

    [PENSAMENTO] Eletrônica e o prazer de dirigir

    avatar
    JH27


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 18/07/2014

    [PENSAMENTO] Eletrônica e o prazer de dirigir Empty [PENSAMENTO] Eletrônica e o prazer de dirigir

    Mensagem por JH27 Seg Jul 21, 2014 10:09 am

    Já não é segredo para ninguém, os avanços tecnológicos estão "gadgetizando" não só as nossas vidas mas também os nossos carros, central multimídia, computador disso, eletrônica disso e blá blá blá... Para muitos isso tá matando o prazer de dirigir, alie isso a popularização dos carros autônomos e elétricos que você tem um verdadeiro massacre aos entusiastas, mas... Será que isso tudo pode ser tão chato assim?

    Nunca andei de F40, McLaren F1, RUF CTR ou qualquer outra cadeira elétrica e provavelmente nunca terei uma chance dessa, creio que antes, as montadoras se importavam em transmitir todo o feeling e a sensação da pista para os carros, uma das provas cabais disso é a F40, ela muito bem poderia já vim com forração interna, transmissão automática, trio elétrico, controle de tração, assistências para lá e para cá, mas eaí? Foi isso que aconteceu? Negativo, você tinha um esportivo mais pelado que carro popular, um interior espartano, digno de um cockpit de um carro de corrida.

    Mas vejamos, os tempos eram outros, as vontades também, quem tinha disposição para comprar essas máquinas, é porque tinha aquela pegada de entusiasta, até porque, veículos luxuosos que oferecem desempenho de esportivo já existiam.

    Essa é a principal queixa dos mais conservadores, mas, será que era é válida?

    É talvez... Mas hoje são poucas as marcas que fazem jus ao que eram, já pensou uma Ferrari sem forração interna, sem assistências e com 3 pedais? É uma questão mercadológica quase que impossível! Então não há outra solução a não ser eles se adaptarem ao mercado, que digamos assim, querem evitar qualquer "desgaste" muscular e só visam o stats social.

    Mas hoje, com as inúmeras assistências e computadores, o ato de pilotar ficou muito mais fácil, e dar oportunidades para pessoas como eu, sem a necessidade ser um piloto da FIA para dirigir ou correr o risco de morrer em uma curva. Mas aí, um Nissan GT-R é melhor que uma F40? Sim, racionalmente falando, é divertido? E porque não? Eu não vejo problema em ir para um autódromo com as assistências ligadas, será muito mais divertido do que, por exemplo, derrapar em toda curva com uma F40.

    No entanto tem um porém... Aperfeiçoando os skills, desligando as assistências gradativamente, logo logo vou achar que esses carros digamos... sem graça, e aí? Vou lá na F40 com o interior espartano, ou, montar alguma coisa de muito bom gosto para guiar em momentos recreativos!

    Agora fica minha pergunta, o que você acha das assistências? Do abarrotamento de tecnologias nos carros de hoje? Qual a sua opinião? Concorda com o texto?

    Abraços!
    João Heli
    Ricardo_Sta
    Ricardo_Sta


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/07/2014
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    [PENSAMENTO] Eletrônica e o prazer de dirigir Empty Re: [PENSAMENTO] Eletrônica e o prazer de dirigir

    Mensagem por Ricardo_Sta Seg Jul 21, 2014 1:20 pm

    Um fator a ser levado em consideração é a proposta dos carros. A F-40 definitivamente não foi criada para ir até a padaria de manha para buscar seus pães quentinhos e passar uma manhã agradável. Caso queira usá-la para este fim, primeiro que vc perderia pelo menos 4 minutos tentando ligar ela até ela entender que vc quer que ela funcione. Mais 20 minutos pra lenta estabilizar a lenta e dar uma esquentada no motor (nem que seja uma marcação apenas no mostrador) hahaha Porém a mesma história com um GT-R seria completamente mais prática e simples.

    A F-40 (e todos os outros supercarros com a mesma proposta) foi feita para as pistas e ponto. Um GT-R nunca dará o mesmo show que a F-40 faz na pista. Assim como a F-40 nunca vai ser maleável como o GT-R no dia-a-dia.

    Ao meu ponto de vista, o problema está na inclusão dessas facilidades eletrônicas no mercado de supercarros, que é onde deveria permanecer aquela belíssima e pura relação homem-máquina. Esta que, pelo menos no meu ponto de vista, já se perdeu SIM a alguns anos atrás. A final, para conseguir uma Ferrari ou até mesmo uma Lamborghini manual, só em "edições especiais" ou sendo muito rico para a própria fabricante fazer um exclusivamente para você.

    As técnicas de manuseamento da máquina carro acabam não sendo mais executadas, o que nos remete a um problema muito sério no mundo automobilístico: os pilotos se nivelam por baixo. A final um piloto medíocre não sabe fazer um punta-tacco (muito menos um tacco-punta nos antigos) e, se depender dos câmbios automáticos, nem vai se interessar em aprender, justamente poque NÃO PRECISA! Pois no seu querido 997, o PDK já faz isso por ele.

    EU não quero usar um carro no dia-a-dia sem direção, ar, etc. Mas ainda assim não quero um carro que não tenha personalidade, carisma.. Em suma, eu quero um CARRO, não um meio de transporte.

    Em contrapartida, num track day eu não ligaria para ar condicionado, direção elétrica e muito menos um CD player hehe

    No fim, o problema está principalmente nas propostas, na introdução das novas tecnologias nos carros que deveriam ficar longe delas e nos atuais proprietários destes novos supercarros, que também não estão ajudando muito pedindo "aquecimento nos bancos"  numa California v8  Neutral

      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 5:13 pm